> As Ilhas de Paris

As Ilhas de Paris - Cultura

No centro de Paris

A Île de la Cité e a Île Saint-Louis situam-se no centro de Paris. Numerosas pontes permitem aceder a elas, tais como a Pont Neuf, a Pont Marie ou a Pont Saint-Louis, que une as duas ilhas.

A Ilha dos reis

A Île de la Cité

Quando Paris ainda se chamava Lutécia, a ilha constituía uma proteção natural para os seus habitantes. Em 508, Clóvis, rei dos francos, faz de Paris a capital do seu reino. Estabelece-se na ilha onde irão viver numerosos reis de França. A partir do século XIV, estes últimos abandonam a ilha para se instalarem no Louvre. No século XIX, o barão Haussmann manda construir os cais e dá à ilha o seu aspeto atual.

Ainda existem três edifícios da época medieval: a catedral de Notre-Dame de Paris, a Sainte-Chapelle e a Conciergerie, antigo palácio real transformado posteriormente em prisão. Lá encontra-se também o célebre mercado das flores, bem como dois espaços verdes: o Square Jean XXIII, por trás de Notre-Dame e, na ponta oeste da ilha, o Square du Vert-Galant.

A Ilha dos palácios

Na sua origem, a Île Saint-Louis era composta pela Île Notre-Dame e a Île aux Vaches. No século XVII, as duas ilhas reuniram-se, tendo-se decidido construir habitações nelas. Este primeiro grande plano urbanístico parisiense é confiado ao empresário Christophe Marie. Verdadeiros palácios em ponto pequeno, são construídos inúmeros palacetes, como o Hôtel Rolland, o Hôtel de Chenizot, com a sua soberba varanda, ou o elegante Hôtel Lambert projetado pelo arquiteto Louis Le Vau. É em 1725 que a ilha ganha o nome de Île Saint-Louis.

Hoje, na rue Saint-Louis-en-l’Île, o eixo principal, encontramos uma bonita igreja gótica, bem como inúmeros comércios como a gelataria Berthillon. Os seus sorvetes e gelados são os melhores de Paris!
Promenades d'île en île
Este memo faz parte do ateliê
Promenades d'île en île

Sabia?

O ponto de encontro dos namorados

O square du Vert-Galant fica na ponta oeste da Île de la Cité. O seu nome faz referência a Henri IV devido às inúmeras amantes que tinha, mesmo em idade avançada. Hoje em dia é uma praça onde os casais se encontram.

Ele escreveu

« Paris nasceu, como sabemos, nesta velhae île de la Cité quque tem a forma de um berço.»

Victor Hugo,O corcunda de Notre Dame

Teste o seu nível

Navegue facilmente no conteúdo pedagógico do site. O teste ajuda-lo-á a identificar os jogos e desafios que correspondem ao seu nível.