> O telefone em França.

O telefone em França. - Cultura

O telefone, ferramenta de comunicação por excelência

Nem o Paul, nem ninguém consegue viver sem ele!

O telefone acompanhou os homens do século XX até se tornar um aparelho indispensável do século XXI

Foi na altura da Exposição mundial de 1878 que Paris instalou uma importante rede de telefonia.

Os PTT (Correios e Telégrafo, mais tarde Telefonia nos séculos XIX e XX) tornaram-se duas empresas de serviço público: France Télécom em 1998 e La Poste em 1991.

Desde 1990, os números são compostos por 10 algarismos. Os dois primeiros algarismos dividem a França em 5 zonas.

Em França, os números são ditados de dois em dois. Por exemplo 01 64 28 57 02 = zero um, sessenta e quatro, vinte e oito, cinquenta e sete, zero dois.
Em França, os 4 operadores de rede móvel são Orange, Bouygues Telecom, SFR e Free Mobile mas existem vários operadores de rede virtuais.
A demoiselle du téléphone é uma figura da telefonia não automatizada. Antes do final dos anos 70, os centros de telefonia acolhiam uma categoria de funcionários exclusivamente feminina, solteira e com uma educação e moral impecáveis: as telefonistas. Elas deviam conectar os telefonemas das pessoas e abandonavam o seu emprego quando se casavam.
Allô Papa !
Este memo faz parte do ateliê
Allô Papa !

Sabia?

A Cité des télécoms, criada em 1991, é o maior parque europeu dedicado às telecomunicações. Ele está situado na Bretanha e faz parte da fundação Orange-France Télécom. Ele acolhe todos os anos cerca de 80.000 visitantes.

E no estrangeiro?

Os indicativos internacionais são agrupados em zonas. As zonas 3 e 4 correspondem à Europa. Desta forma, o indicativo para a França é 33, para a Bélgica 32, para o Luxemburgo 352 e para a Suíça 41.

Ele disse

« A característica do telefone é tocar quando menos se espera »

Robert Soulières, escritor

Teste o seu nível

Navegue facilmente no conteúdo pedagógico do site. O teste ajuda-lo-á a identificar os jogos e desafios que correspondem ao seu nível.