> Maria-Antonieta

Maria-Antonieta - Cultura

É possível falar de Versalhes sem falar das pessoas que habitaram aí antes?

Maria-Antonieta é uma personagem bastante conhecida e que desempenhou um papel importante em Versalhes.

A sua vida

Nasceu em 1755 e morreu em 1793.
 
No princípio, é uma princesa austríaca. Casa com o Rei de França Luís XVI a 16 de maio de 1770 e desta forma torna-se rainha de França.

Esta passa muito tempo no castelo de Versalhes. Com efeito, é o local de habitação mais conhecido dos reis de França dessa época.

Rainha de França?

É um pouco difícil para ela assumir os hábitos que deveria assumir enquanto rainha: habitua-se mal à forma como se deve comportar uma rainha. Ainda hoje, guarda a sua imagem de uma rainha diferente das outras.

Os seus lazeres


Em Versalhes, consagra muito tempo ao lazer : organiza frequentemente representações de teatro e grandes bailes. Adora jogar às cartas, bilhar. Interessa-se pela arte e pratica música: toca também arpa.

A moda agrada-lhe também. Passa muito tempo a escolher vestidos e pede imensos conselhos aos que a rodeiam: possui uma costureira, uma modista e uma cabeleireira.

Maria-Antonieta permanece por estes motivos uma rainha «original».
Découvrons Versailles !
Este memo faz parte do ateliê
Découvrons Versailles !

Sabia?

Um filme sobre a vida de Maria-Antonieta saiu em 2006. realizado por Sofia Coppola, é um meio para saber mais sobre esta personagem. 

E nos outros países?

Após a sua construção, o castelo de Versalhes tornou-se num modelo de construção. Encontramos mesmo algumas cópias em França e no estrangeiro.

Teste o seu nível

Navegue facilmente no conteúdo pedagógico do site. O teste ajuda-lo-á a identificar os jogos e desafios que correspondem ao seu nível.