> França através das gares

França através das gares - Cultura

A França é o país de Europa onde os habitantes viajam mais em comboio.

3054: o número de gares em França
800: o número de TGVs (Comboios de grande velocidade) que circulam por dia em França
574,8 km/h: a velocidade recorde atingida por um TGV
A rede ferroviária francesa está bastante centralizada em torno de Paris.

Entre as 10 gares que recebem mais viajantes em França, 6 estão na capital.

A Gare du Nord

Com 180 milhões d epessoas por ano, é a mior gare da Europa para o número de viajantes. Serve o norte da França mas também as capitais europeias como Londres, Bruxelas ou Amesterdão.

A Gare Saint-Lazare

Nas horas de ponta, um comboio sai a cada 30 segundos. Imortalizada pelo pintor Claude Monet em 1877, a gare Saint-Lazare serve hoje a Normandia e também numerosas cidades da periferia.

A Gare Montparnasse

Reconstruída nos anos 60, entra-se aí pela porta Océane, em direção do oeste de França: a Bretanha, a Aquitaine, Pays de la Loire, etc.

A Gare d’Austerlitz

Nomeada em memória da vitória de Napoleão, é uma das duas únicas gares da margem esquerda do Sena. Apanhamos aí o comboio para ir ao centro de França.

A Gare de Lyon

É a gare que recebe mais linhas de grande velocidade, em direção do sul de França. Os viajantes oriundos da Côte d’Azur podem restaurar-se num estabelecimento mítico: Le Train Bleu.

A Gare de l’Est

Situada perto da Gare du Nord e inicialmente donominada «Gare de Strasbourg», a Gare de l’Est recebe os viajantes com destino ao leste de França.
Attention au départ...
Este memo faz parte do ateliê
Attention au départ...

E nos outros países?

A gare principale de Mumbai na Índia recebe cerca de 4 milhões de passageiros por dia, ou seja 8 mais do que a Gare du Nord!

Sabia?

No século XIX, o professor Dionysus Lardner afirmava que os passageiros dos comboios de grande velocidade poderiam morrer asfixiados durante o trajeto.

Teste o seu nível

Navegue facilmente no conteúdo pedagógico do site. O teste ajuda-lo-á a identificar os jogos e desafios que correspondem ao seu nível.