Memos > Os Franceses no restaurante

Os Franceses no restaurante - Cultura

Os franceses gostam de ir jantar fora, para saborear pratos franceses ou pratos exóticos.

A Andréa vai almoçar a um restaurante asiático com a amiga.

Ao almoço

Durante a semana, os franceses almoçam cada vez menos nos restaurantes. Preferem ir a fast-foods, pastelarias, lojas de sanduíches ou locais de comida para fora

Ao jantar

Os franceses jantam no restaurante em média uma vez por mês. Jantar fora é um momento de prazer: prazer de descobrir novos pratos, de ser servido e estar em boa companhia (a dois, com amigos, com a família). Os franceses gastam entre 15 e 30 euros por pessoa

O que é que se come?

A França é célebre pela sua gastronomia e pelas suas estrelas Michelin. É frequente os franceses escolherem jantar em restaurantes gastronómicos (onde saboreiam principalmente pratos clássicos) ou frequentarem pizzarias (os franceses comem muita pizza).

Cozinha exótica

Mas também gostam da cozinha exótica. O restaurante chinês é o restaurante preferido de um terço (1/3) dos franceses. A seguir vêm os restaurantes italianos, indianos, japoneses e marroquinos.
Uma cozinha de qualidade, um bom ambiente e um empregado de mesa amável são critérios importantes. Muitos franceses escolhem os restaurantes com base nas recomendações dos seus conhecidos ou consultam guias.
Crêpes vietnamiennes
Este memo faz parte do ateliê
Crêpes vietnamiennes

E nos outros países?

Na Bélgica, na Suíça ou em França, o serviço está incluído na conta (= l'addition).
No entanto, quando o serviço é bom, é habitual deixar uma pequena gorjeta.

Sabia?

O Guia Michelin (Guia vermelho) é um dos mais antigos guias gastronómicos do mundo. Atribui estrelas aos restaurantes com base em 5 critérios : a qualidade dos produtos, a mestria na preparação e nos sabores, a personalidade do chefe na cozinha, a relação qualidade/preço e a consistência ao longo do tempo e no conjunto do menu.
*** cozinha excecional, justificando a viagem.
** excelente cozinha, merece o desvio.
* muito boa cozinha na sua categoria.

Ele disse

Por detrás de um grande restaurante está o rigor, a paixão, o amor pelo trabalho bem feito, a disciplina e a transmissão dos conhecimentos.

Alain Ducasse, (Chefe de cozinha)

Teste o seu nível

Navegue facilmente no conteúdo pedagógico do site. O teste ajuda-lo-á a identificar os jogos e desafios que correspondem ao seu nível.