Memos > Disse BD?

Disse BD? - Cultura

Com estas livrarias especializadas, as feiras, as exposições e os numerosos festivais que lhe são consagrados, a banda desenhada francófona é um verdadeiro fenómeno de sociedade!

A BD franco-belga: a banda desenhada tradicional

Os seus álbuns em cartolina a cores contam as aventuras de heróis sob a forma de séries.
Hergé, com Tintin, é o principal representante da École de Bruxelles, com um estilizado desenho designado «linha clara».
Na École de Marcinelle, Franquin privilegia o humor e a caricatura com Spirou, como Peyo com os seus Schtroumpfs, ou Uderzo com Astérix. Titeuf, imaginado por Zep em 1993, continua a ter um enorme sucesso.

A «nona arte»: um reconhecimento tardio

No início, um simples divertimento para as crianças, a «nona arte», a partir dos anos sessenta, dirige-se a todos os tipos de público.
Certos autores criam universos bastante pessoais: ciência e ficção com Nikopol d’Enki Bilal, inquéritos policiais no Paris do início do século XX com as Les aventures extraordinaires d'Adèle Blanc Sec de Jacques Tardi.
A BD torna-se depois mais realista. Marjane Satrapi publica por exemplo a sua narração autobiográfica Persépolis.

Evoluções: influências e novos autores

Nos anos 70, os formatos evoluem e o romance gráfico faz a sua aparição. Os « comics » americanos e mangas japoneses influenciam a  estética, a narração e as temáticas da BD francófona.
Atualmente, todos os assuntos são abordados como no Journal de Fabrice Neaud ou  Rural ! d’Etienne Davodeau que abordam as questões de sociedade e atualidade.
A Internet, graças aso blogues especializados e a sites como espritbd.fr, dá a descobrir jovens autores como Pénélope Bagieu.
DNa nova geração de autores de BD, citemos igualmente Joann Sfar (Le chat du Rabbin) e Riad Sattouf (Pascal Brutal) que também realizam filmes.
Allez hop !
Este memo faz parte do ateliê
Allez hop !

E nos outros países?

Como se diz BD?

- Fumetto (fumetti no plural): para os Italianos os balões parecem pequenas nuvens de fumo, e é assim que designam as bandas desenhadas.

- Tebeo : é a primeira revista de banda desenhada espanhola denominada TBO, que deu o seu nome às bandas desenhadas em Espanha. Designamo-las também historietas (pequenas histórias).

- Manga: em japonês quer dizer rascunhos
(Man=imprecisão, leveza; ga=esboço, ilustração).

Ele disse

«O que é formidável na banda desenhada é que o leitor pode parar no tempo, contrariamente ao cinema… A menos que compre o filme em DVD e que faça pausa nas imagens. »

Jean Giraud dit Moebius, autor de bandas desenhadas, fundador da editora Les Humanoïdes Associés.

Descobrir

O universo de Riad Sattouf

Teste o seu nível

Navegue facilmente no conteúdo pedagógico do site. O teste ajuda-lo-á a identificar os jogos e desafios que correspondem ao seu nível.