Memos > bem-vindo à Martinica!

bem-vindo à Martinica! - Cultura

A Martinica é uma ilha francesa a 7000 km de Paris.

Como é a ilha?
Por quem e porque é que é conhecida?

A Andréa vem da Martinica. Parta à descoberta da sua ilha de origem...

Um pouco de geografia

A Martinica fica no arquipélago das Antilhas, no mar das Caraíbas, não longe do litoral da América do Sul. Tem cerca de 70 km de comprimento e 30 km de largura. Tem 400.000 habitantes. Fort-de-France é hoje a principal cidade da ilha.
Esta ilha «de postal» é um pequeno paraíso na Terra! O Norte é mais montanhoso e arborizado. No Sul, encontramos bonitas praias e instalações turísticas. Lá podem-se praticar caminhadas e desportos náuticos, como os passeios de barco ou o mergulho.
A ilha é conhecida pela sua vegetação, as suas plantações de banana e de cana-de-açúcar, as suas praias e o vulcão do monte Pelée. Em 1902, o vulcão fez cerca de 30.000 mortos em 2 minutos...

Alguns nomes importantes

 É evidente que os habitantes da Martinica falam francês, mas muitos conhecem também o crioulo martinicano, ainda muito utilizado. Alguns escritores, como Raphaël Confiant ou Patrick Chamoiseau, defendem esta língua para a manter bem viva. Mas o mais célebre defensor da cultura martinicana é, sem dúvida, Aimé Césaire. Esta importante personalidade da ilha foi ao mesmo tempo escritor e homem político, poeta e anticolonialista. Aimé Césaire morreu em 2008. Entre as celebridades martinicanas atuais, encontramos cantores e desportistas como Joey Starr, Nicolas Anelka ou Gaël Monfils. Talvez a Andréa venha a engrossar a lista em breve...
Panorama martiniquais
Este memo faz parte do ateliê
Panorama martiniquais

Sabia?

Na Martinica, muitas instituições (escolas, bibliotecas...) têm o nome de Victor Schoelcher. Este homem lutou pela abolição da escravatura em 1848.

E nos outros países?

Existem outros territórios franceses de ultramar: por exemplo, a Guadalupe, nas Antilhas; a Guiana, na América do Sul; a Reunião, no oceano Índico; a Nova Caledónia, ao largo da Austrália; ou ainda a Polinésia Francesa, no meio do Pacífico! Divirta-se a procurá-los no mapa!

Teste o seu nível

Navegue facilmente no conteúdo pedagógico do site. O teste ajuda-lo-á a identificar os jogos e desafios que correspondem ao seu nível.