Memos > Aeroportos

Aeroportos - Cultura

Entre história e inovação, os aeroportos franceses adaptaram-se aos progressos e evoluções da aviação.

A França conta 450 aeroportos.

O aeroporto internacional de Paris-Charles de Gaulle, em Roissy no norte de Paris é um dos grandes centros de tráfego aéreo na Europa. É o aeroporto mais importante de França. 2º maior aeroporto é Orly, no sul de Paris, o 3º,o aeroporto de Nice.

Orly, monumento histórico

Depois do aeroporto de Bourget, o aeroporto de Orly foi inaugurado por Charles de Gaulle em 1961. Foi construído numa via romana que passa agora por baixo da aerogare sul. Foi classificado monumento histórico (aerogare sul e torre de controlo) pelo seu aspeto «anos 60»: é impossível mudar o mobiliário em madeira para conservar a atamsofera da época de construção.

Roissy, entre evolução e inovação

Como Orly se tornou demasiado pequeno, a companhia Air France muda para o aeroporto de Paris-Charles de Gaulle situado em Roissy. O Terminal 1 é utilizado para os voos internacionais. O 2, composto por seis edifícios (2A-2F) é usado para os voos europeus, e o Terminal 3 para os voos charter.

A estrutura do Terminal 1

Particularmente original, foi concebida pelo arquiteto Paul Andreu nos anos 70. Os viajantes vão de um andar para o outro graças a escadas mecânicas que sde cruzam no centro do edifício em tubos transparentes. O terminal foi totalmente renovado em 2009.

Um novo edifício

Construído em 2012, liga os terminais 2A e 2C. Em forma de trapézio, com as suas bandas em metal cor champanhe, inspira-se num vestido de Paco Rabanne criado par a cantora Françoise Hardy.
Bienvenue à bord !
Este memo faz parte do ateliê
Bienvenue à bord !

Anedota

Mehran Karimi Nasseri denominado «Sir Alfred Mehran» viveu no terminal 1 do aeroporto Roissy-Charles De Gaulle durante 18 anos. No cinema, Steven Spielberg inspirou-se da sua história no Le Terminal com Tom Hanks bem como Philippe Noiret em Tombés du ciel.).

E algures?






  • O aeroporto de Vancouver possui uma coleção impressionante de obras de artistas canadianos.
  • O aeroporto de Pequim lembra a forma e as cores de um dragão. Símbolo da China.
  • O teto do terminal 4 do aeroporto de Madrid em Espanha é em bambu e a estrutura multicolor.


  • Ele escreveu

    « Com o avião, aprendemos a linha reta. »

    Antoine de Saint-Exupéry, aviador e escritor em seu romance Terre des Hommes.

    Teste o seu nível

    Navegue facilmente no conteúdo pedagógico do site. O teste ajuda-lo-á a identificar os jogos e desafios que correspondem ao seu nível.